O Microsoft Azure é a plataforma de nuvem da Microsoft. Possui serviços integrados que são divididos em computação, armazenamento, dados, rede e aplicativos.
No texto abaixo será utilizado o termo Windows Azure. Apesar do nome atual da plataforma ser Microsoft Azure, a mesma era batizada como Windows Azure até pouco tempo atrás. A mudança do nome aconteceu entre 2012 e 2013. Portanto, trata-se da mesma plataforma.
Esta postagem apresenta o Azure e cita alguns recursos e integrações que a plataforma oferece.
Esta postagem apresenta o Azure e cita alguns recursos e integrações que a plataforma oferece.
O Windows Azure oferece uma plataforma como serviço (PaaS – Platform as a Service), a partir de datacenters da Microsoft espalhados pelo mundo. Além dos recursos nativos do Windows Azure, a plataforma oferece uma série de serviços que capacitam as aplicações com bancos de dados, barramentos de serviços, mecanismos de controle de acesso, suporte ao modelo de software como serviço (SaaS – Software as a Service), entre outros. Uma das principais capacidades de uma plataforma como serviço é seu poder de computação, através da hospedagem e execução de processos com alta escalabilidade e provisionamento dinâmico.
A plataforma Windows Azure
A plataforma Windows Azure é uma plataforma como serviços (PaaS – platform as a service) oferecendo recurso para computação de processos (Compute), armazenamento de objetos e dados (Storage), gerenciamento de serviços e recursos contratados (Management).
Podemos destacar quatro grandes grupos de capacidades sobre a plataforma Windows Azure, a saber:
- Windows Azure: com seus recursos para computação, hospedagem de aplicações e serviços, gerenciamento e armazenamento de dados de alta escalabilidade, via o Azure Storage;
- SQL Azure: com seus recursos para relatórios, persistência de dados relacional, sincronização de dados com o ambiente on-premise e gerenciamento de dados na nuvem;
- Windows Azure AppFabric: com seus recursos para gerenciamento e publicação de serviços, através do Service Bus, e controle de acesso, através do Access Control. Funcionalidades como o Azure AppFabric Caching oferecem recursos adicionais para aplicação na nuvem com alta performance.
- Windows Azure DataMarket: finalmente, o Azure DataMarket oferece mecanismos diversos para billing, gerenciamento de pagamentos, subscrição, informações sobre serviços publicados e relatórios para o controle de aplicações oferecidas na nuvem.
Todos esses recursos podem ser consumidos ou utilizados por aplicações, hospedadas no próprio Windows Azure. Aplicações hospedadas no ambiente local (on-premise) de uma empresa também podem consumir esses serviços e recursos na nuvem, criando soluções híbridas poderosas.
A figura 1 ilustra os vários recursos presentes na plataforma Windows Azure, veja:
A figura 1 ilustra os vários recursos presentes na plataforma Windows Azure, veja:
Figura 1 – Principais recursos e serviços da plataforma Windows Azure.
Na figura 1 vemos que os recursos da plataforma Windows Azure estão disponíveis para diferentes ambientes de desenvolvimento, como Visual Studio e .NET, Eclipse, PHP, PYTHON e JAVA. A mesma experiência obtida pelo desenvolvedor no ambiente local (on-premise) de sua empresa é obtida quando construímos aplicações para a plataforma Windows Azure.
Ainda, uma aplicação na plataforma Windows Azure pode se beneficiar de todos os recursos acima descritos, conforme a necessidade, num modelo de contratação conhecimento como “pay as you go”, ou seja, o usuário paga somente pelos recursos efetivamente contratados e utilizados na plataforma.
Fontes:
http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/hh150078.aspxhttp://azure.microsoft.com/pt-br/overview/what-is-azure/
Nenhum comentário:
Postar um comentário